Há de novo que o projeto já começou! Mas deve existir a dúvida de qual projeto se trata, afinal, ainda sou apenas um perfil com nome de Caio Perim. Pois bem, esse tal de Caio resolveu fazer um trabalho de conclusão de curso que vão conhecer nos próximos posts e meses que se seguem… a começar nesse primeiro, em que já apresento nosso projeto! Digo nosso porque nada dele aconteceria sem a participação ativa dos envolvidos.
O audiovisual permite várias formas de se relacionar com sujeitos no processo de captura de momentos, nas análises proporcionadas por esses momentos. Tem nós falamos deles, eles falam deles, eles falam de nós, nós falamos de nós e por aí vai… decidi propor o nós, com eles, falamos deles, que por sua vez falarão de nós, por nós, que talvez se tornem um pouco como nós, e nós um pouco como eles.
Pela beleza de interações culturais reflexivas resolvi levantar o projeto Linguagens da Terra, que objetiva produzir colaborativamente músicas e vídeos por índios das etnias Tupinikim e Guarani e equipes qualificadas na área de produção audiovisual, num diálogo lúcido voltado ao étnico em sua existência global, o primevo e o remodelado, o reinventado. O projeto reforça os processos de revitalização e visibilidade das culturas Tupinikim e Guarani por meio da inserção dos materiais audiovisuais na internet para disponibilizá-los para os próprios índios e, principalmente, para quaisquer outros indivíduos ou grupos culturais em qualquer lugar do mundo.
O que produziremos e como faremos vai sendo mostrado nos próximos posts, também no site que está sendo criado. Já adianto que a primeira oficina de audiovisual já aconteceu, e foi surpreendente. Acompanhem, visitem-nos!